Pouso da Cajaíba

« Voltar à página anterior

Pouso da Cajaíba

Assim como as praias de Itanema, Calhaus, Itaóca e Grande da Cajaíba, a praia do Pouso da Cajaíba (ou apenas praia do Pouso) está localizada na enseada do Pouso. Uma comunidade de pescadores vive na encosta da enseada, sendo essa a praia que contém alguma infraestrutura (restaurantes simples, casas de pescadores para alugar, igreja e gerador para energia elétrica). O nome da praia foi dado pelo Padre José de Anchieta em 1563, após ter dormido nesse local durante uma viajem com índios da região.



A praia do Pouso possui 334 metros de extensão e suas águas são excelentes para a prática de snorkeling. Num dos cantos da praia há um pequeno lago de água doce. Várias trilhas levam às praias próximas (Martim de Sá e Sumaca) e a belíssimos mirantes. Não deixe de ir à Pedra da Miranda e ao Farol da Juatinga (50 e 120 minutos de caminhada respectivamente) ambos com vista para baía de Paraty e Ilha Grande.



O acesso à praia do Pouso se dá apenas por barco (em baleeiras demora duas horas e meia de viagem a partir do cais de Paraty ou quarenta minutos a partir de Paraty-Mirim). O local rústico, bonito e sem eletricidade vem sendo bastante procurado por público jovem querendo distância de badalações. Ali é possível alugar embarcações para passeio, pescaria ou mergulho.

 
Praia do Pouso da Cajaíba. Foto: Eduardo La Regina de Andrade