Ubatuba Angra dos Reis Cunha

« Voltar à página anterior

Municípios Vizinhos

As cidades vizinhas de Paraty também possuem atrativos turísticos que merecem serem conhecidos.  Abaixo os melhores atrativos de cada um dos três municípios vizinhos.

 

UBATUBA

Praia da Fazenda em Ubatuba. Foto: André Luiz Rodrigues


Ubatuba é conhecida pelas suas belas praias, muitas das quais excelente para a prática de surf.  Nos  setenta quilômetros da BR-101 que separam Paraty de Ubatuba estão algumas das mais belas praias do Brasil.  Dentre essas, merecem especial destaque as seguintes (entre parênteses a distância até as praias a partir do trevo de entrada de Paraty).

 

Camburi (26 km de Paraty): acesso por estrada de terra de três quilômetros, possui algumas casas de pescadores.

Brava do Camburi (30 km de Paraty): acesso por descida íngreme que inicia na BR-101.  Deserta, vegetação nativa e boa para surf.

Picinguaba (32 km de Paraty): localizada numa vila de pescadores

Fazenda (36 km de Paraty): praia longa e de areia escura, onde deságuam os rios Picinguaba e Fazenda.

Brava da Almada e das Conchas: praias selvagens, boas para surf, acessadas por trilha a partir da BR-101, da praia da Fazenda ou da praia da Almada.

Almada e do Engenho (38 km de Paraty):  praias acessadas pela mesma estrada secundária.  Separadas uma da outra por pedras.  Localizadas numa vila de pescadores.

Ubatumirim (44 km de Paraty):  praia longa de areia escura, com mar calmo e raso e várias ilhas em frente.  O rio Ubatumirim corta a praia (a parte esquerda da praia é conhecida como Estaleiro e possui uma entrada há 40 km de Paraty).   Possui alguns bares na praia. 

Puruba (49 km de Paraty): praia com mata virgem.  O rio Quiririm corre paralelo à praia, desaguando no canto esquerdo.  Esse mesmo rio forma uma bela cachoeira próxima à ponte da BR-101.

Promirirm (54 km de Paraty): praia com mata virgem, areia branca e águas transparentes.  Possui ilhas ao largo.

Do Félix (57 km de Paraty): belíssima praia de tombo com várias amendoeiras na orla.

Itamambuca (61 km de Paraty): praia preferida dos surfistas.  No canto direito há um lago formado por um rio de águas claras.

Do Alto (64 km de Paraty): praia selvagem pouco antes da praia Vermelha.  Acesso por trilha.

Vermelha (66 km de Paraty): praia de tombo, boa para surf.  O nome vem de sua areia com um tom avermelhado.  Freqüentada por surfistas.

 

CUNHA
A estância climática de Cunha está localizada a 47 km de Paraty “do outro lado” da Serra do Mar.  Situada em elevada altitude, a cidade, com 25 mil habitantes, chega a temperatura de –3o C no inverno.  Suas principais atrações são os ateliers de cerâmica, em especial quando ocorrem as tradicionais aberturas de forno; as cachoeiras (uma das mais bonitas é a cachoeira do Mato Limpo); trilhas ecológicas (imperdível a caminhada até a Pedra da Macela, onde se pode avistar de um lado o mar e de outro o Vale do Paraíba); e os restaurantes que servem trutas criadas na cidade.

 

 

ANGRA DOS REIS

Lagoa Azul na Ilha Grande. Foto André Luiz Rodrigues


A beleza de Angra dos Reis está no mar, com destaque especial para Ilha Grande, a maior das mais de 300 ilhas da baía de Ilha Grande.  
Ilha Grande possui 190 quilômetros quadrados, 106 praias, seis enseadas e muito verde.  Sua população é de 5.000 habitantes.  Como não circulam carros, há duas maneiras de se conhecer as praias: de barco ou a pé, através de trilhas.  Hoje existem pousadas espalhadas por vários cantos da ilha, mas é na Vila do Abraão que está concentrada a maioria delas, além de restaurantes e lojinhas.  Tudo muito simples, lembrando que a luz elétrica chegou na ilha há pouco tempo.  Ilha Grande ganhou reputação no circuito de mochileiros do mundo todo que rumam para lá em busca de contato com a natureza, liberdade e diversão.


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0